O transtorno bipolar ou distúrbio bipolar é uma forma de transtornos de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca ou hipomaníaca, que são estágios diferentes pela gradação dos seus sintomas,hiperatividade física e mental, e uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar ideias, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.
VARIAÇÕES DO DISTÚRBIO BIPOLAR
-TIPO 1: Predomínio da fase maniaca com depressão mais leve (distimia)
- TIPO II: Predomínio da fase depressiva com mania mais leve (hipomania)
- MISTA: Quando os episódios possuem várias características tanto de mania quanto de depressão simultaneamente
- CICLOS RÁPIDOS: Quando os episódios variações humor duram menos de uma semana
- CICLOTIMIA: Os sintomas são persistentes por pelo menos dois anos, períodos em que sintomas de hipomania são leves e depressão ou distimia não são tão profundos para ser qualificados como depressão maior.
Característica
O paciente com bipolaridade pode chegar ao extremo da depressão ao tentar suicídio e, no outro extremo, a euforia de tentar escrever um livro num só dia, por exemplo.
Equivocada é a ideia de que a bipolaridade seria estar hiper contente pela manhã, triste à noite com um sentimento médio à tarde. Tal ideia não traduz a bipolaridade. Na verdade a bipolaridade pode vir a se manifestar nos dois pólos da doença: depressão e mania. Hoje há remédios de última geração que controlam com sucesso qualquer alteração de humor para esses dois pólos da doença.
O transtorno bipolar é a patologia do eixo I mais associada ao uso indevido de substâncias psicoativas. Entre 60% a 85% dos portadores de TBH abusam de álcool alguma vez ao longo da vida
como controlar
Para controlar as mudanças de humor é necessário regularmente
- Acompanhamento por médico (psiquiatra) e psicólogo.
- Uso da medicação prescrita conforme recomendação médica.
- O uso da medicação é particularmente importante porque é muito comum o paciente de bipolaridade interromper a terapia medicamentosa. A interrupção no uso do medicamento recomendado, via de regra, desencadeia novos episódios da conduta característica a essa condição: estados de depressão mais intensa e maior exaltação na euforia
-Restrição ao uso de álcool, drogas e cafeína.
-Vida saudável com horas de sono suficientes e em horário regular, alimentação equilibrada e atividade física adequada.
Bipolaridade não é apenas uma coisa fútil igual todos adolescentes pensam que só por que é uma das fases que os hormônios estão a mil e por isso há uma grande oscilação de personalidade afinal estamos em fase de criar uma , e com isso vemos várias pessoas falando "Eu tenho bipolaridade" e na verdade não sabe nem um pouco sobre os sintomas dessa doença que por sinal é muito grave e deve ser tratado com especialistas. Enfim aqui vai um post sobre isto espero q tenham gostado ((:
Nenhum comentário:
Postar um comentário